Na Flórida todo cuidado com raios é pouco

Na Flórida todo cuidado com raios é pouco

Na Flórida todo cuidado com raios é pouco

A Florida é o estado campeão em quantidades de raios por ano, é também campeão em acidentes e mortes provocadas por raios. Já presenciamos dois acidentes com raios, um deles em um campo de futebol e outro na praia. O da praia foi fatal e o do campo de futebol a criança sobreviveu, mas a cena é horrível. Não estávamos acostumados com isso no Brasil, nunca tinha visto alguém ser atingido por um raio onde morava, chegamos à conclusão, de que na Flórida todo cuidado com raios é pouco

Estávamos eu e minha família na praia de Daytona e de repente o céu ficou nublado. Meu marido tem um aplicativo chamado weatherbug que ele usa para monitorar raios, olhando no aplicativo ele viu que o ultimo tinha caído a 6 milhas de distância da gente. Imediatamente juntamos as coisas e fomos embora, pois para ele, se um raio bater menos de 10 milhas já corremos riscos. Esse aplicativo é muito bom e na minha opinião indispensável para quem vive aqui. Se você ainda não tem, faça o download, é só procurar por weatherbug no apple ou play store.

Estávamos naquela praia que pode estacionar o carro dentro da praia, então percorremos o trajeto normal na areia até a chegada da próxima saída. Pouco mais de 300 metros à nossa frente, vimos 3 pessoas caminhando perto da água. Um senhor, uma mulher e uma criança, o raio desceu e pegou em cheio no senhor e na mulher. Acredito que o raio mais forte pegou na mulher, que não resistiu e morreu na hora. Foi horrível ver aquilo, não gostaria de passar por isso e nem que ninguém que eu conheço passe, por isso peço que vocês redobrem a atenção.

Segue a reportagem da época:
https://www.news-journalonline.com/news/20160625/33-year-old-woman-hit-by-lightning-in-daytona-beach-shores-dies-2-other-victims-survive

Por isso, todo cuidado é pouco. Todas as atividades em locais aberto, tem que ser canceladas, em caso de raios entre 10 a 5 milhas de distância.

Geralmente existe um sistema de alarme nos parques, escolas, campos e outros locais abertos. Este alarme emite um sinal sonoro, para que todos procurem um lugar seguro. Quando não tem o sinal sonoro, tem uma luz de alerta em alguma torre. Geralmente essa luz é branca, mas quando tem raios por perto, ela fica vermelha (depende de cada lugar). Mesmo em locais que tem para-raios, não é seguro ficar exposto ao tempo pois a quantidade de para raios é muito pouca. Se você estiver em um lugar que não tenha alarme, ou para-raios, você pode se guiar pela visão e audição. Geralmente a gente vê um raio e demora um tempo para ouvir o som. Se tiver um raio e o som juntos, isso é sinal que ele está caindo muito perto e você precisa procurar um local seguro.

Como falei acima, aqui nós usamos a tecnologia como aliada e nos guiamos através do aplicativo WeatherBug. Nele tem um radar onde mostra a distância que os raios estão caindo e te passa alertas de segurança. A maioria dos treinadores de escolinhas, administradores de parques e professores de escola usam este aplicativo.

Segue alguns cuidados que devemos ter quando estamos fora de casa durante tempestades com raios.

– Afaste-se de árvores e terrenos abertos;
– Não permaneça em piscinas, rios, lagos e mar;
– Evite ficar em morros, terrenos elevados e praia;
– Se estiver dirigindo, permaneça no carro;
– Não permaneça perto de redes elétricas;
– Afaste-se de cercas de arame, varais metálicos e trilhos;
– Procure uma construção para se abrigar.

Duas pessoas são atingidas por raio em uma praia e uma delas morre

Se você tiver mais conhecimento e informações sobre o assunto, por favor, compartilhe conosco aqui nos comentários.

Sejamos firmes com os nossos filhos nestas horas, em questão de segundos, tudo pode acontecer. Infelizmente o raio não avisa onde ele vai cair. TODO CUIDADO É POUCO!

Gostou deste post? Compartilha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *