Como matricular as crianças na escola em Orlando
Como matricular as crianças na escola em Orlando
Quando vamos fazer a matrícula dos nossos filhos em uma escola em outro país tudo parece tão complicado, saímos de lá com um monte de exigências que desconhecemos e nos sentimos meio perdidas. São tantas preocupações, medos, ansiedades. Será que meu filho (a) vai se adaptar? E o inglês será que ele(a) vai conseguir? E a matrícula? Será que conseguirei matricular meus filhos na escola? O que é preciso para matricular? É preciso já saber inglês ou não? Esse post foi criado para responder essa e outras perguntas e para diminuir a ansiedade e dificuldade de matricular as crianças na escola em Orlando e região.
Primeiro de tudo, fique tranquila, tudo dará certo! Todas nós já passamos por esse momento de mandar nossos filhos para o primeiro dia na escola, cheias de dúvidas e medos. As crianças se adaptam muito mais fácil que nós adultos e estarão rapidamente habituadas ao novo habitat, bem como à língua. Não é necessário colocar seu filho para aprender inglês antes de ir para a escola pública aqui, explicarei porque…
ESOL
Quando a criança não tem o inglês como primeira língua, ela é colocada em um programa chamado “ESOL”. As aulas são dadas em inglês com suporte em espanhol, na turma tem americanos, brasileiros, hispanos e crianças de várias nacionalidades diferente. Caso você more em um bairro que tenha muitos brasileiros, com certeza haverá um amiguinho falando português para ajudar. Durante o ESOL a criança não pode ser reprovada, pois eles entendem que caso a nota esteja baixa é devido à dificuldade da língua. Por incrível que pareça, as crianças costumam aprender a língua inglesa nos primeiros seis meses em que estão nos Estados Unidos. Isto dependerá da idade e de outros fatores individuais. Quando mais nova é a criança, mais facilidade de aprendizado da língua ela provavelmente ela terá e menos diferença de nível linguístico e sotaque comparada com os cidadãos americanos. Bom, o primeiro medo e preocupação com relação à língua já diminuiu né?
As Escolas
Para matricular as crianças na escola em Orlando é necessário verificar qual é a escola designada ao seu endereço. Isso mesmo, aqui as crianças só podem estudar nas escolas designadas ao endereço, existem algumas exceções, mas essas explico em outro post. Por isto, na hora de alugar ou comprar sua casa, é muito importante fazer uma pesquisa de quais serão as escolas que seus filhos serão obrigados a estudar, antes de você tomar qualquer decisão. Meu site favorito para esta pesquisa é: http://www.greatschools.org/
Basta você colocar o endereço da casa onde você cogita morar, e selecionar “publics” no quadro “school types”, que ele irá te mostrar qual a nota que as escolas da região possuem. As notas vão de zero a dez, porém isso não quer dizer que o ensino não tenha qualidade em um local com nota inferior ou que uma escola com nota mais alta seja melhor. Primeiro, já estamos com grande vantagem em estar estudando em uma escola americana, qualquer uma será melhor que uma escola pública no Brasil. Segundo, essa nota é dada de acordo com uma prova feita no final do ano, caso a escola tenha muitos imigrantes (que não tem inglês como primeira língua) a escola pode ter uma nota baixa, o que não significa que o ensino seja de fato ruim. É muito importante também ler os reviews sobre as escolas para entender melhor e decidir. Eu sempre gostei de evitar as escolas de locais mais conhecidos. Nos mudamos para Sanford e as escolas por aqui são ótimas. Quanto mais afastado das áreas populares de Orlando, melhor.
Onibus escolar
O governo oferece ônibus escolares gratuitos para crianças que moram a mais de duas milhas da escola (sabe aqueles amarelinhos iguais de filme? Eles mesmo). Ao fazer a matrícula na escola, você receberá todas as informações sobre o ônibus, o número da linha, qual o horário e onde fica o ponto de ônibus em que seu filho tem que estar todas as manhãs se este for o caso.
Tá, mas e como matricular as crianças na escola em Orlando?
Para matricular as crianças nas escolas americanas você precisará preencher o formulário de registro do Aluno. Você encontra o formulário em Português aqui É isso mesmo, o Orange County ja disponibiliza o formulário em Português, muito legal né?
Os Documentos necessários para matricular as crianças na escola em Orlando e região são os seguintes:
- Formulário Preenchido (Importante ressaltar que você pode até levar o formulário preenchido, mas é preciso assinar e datar lá na hora, portanto não assine antes)
- Certidão de Nascimento original (Algumas escolas pedem tradução e outras não, eu sugiro já levar uma cópia traduzida de cada documento)
- Passaporte original
- Verificação de imunização e exame físico (Eu expliquei tudo sobre vacinação em outro post aqui, você viu? Se não é só clicar aqui para mais informações)
- O exame físico tem que ser feito por um médico aqui dos EUA, você pode se dirigir a qualquer Centra Care, ao Health Department, ou até mesmo em algumas clínicas do Walgreens e CVC para obter esse exame. Chama-se “School Physical”
- Histórico escolar (Algumas escolas pedem tradução e outras não, eu sugiro já levar uma cópia traduzida)
- Comprovante de endereço (O comprovante de endereço tem que estar em seu nome ou do pai da criança, pode ser contrato de aluguel, conta de luz, etc)
- Caso não tenha um comprovante de residência em seu nome, se você mora na casa de alguém, você precisará de uma declaração do condado para apresentar na escola. Faça seu appointment para essa declaração nesse link https://appointments.ocps.net/naoa/
Prontinho, com todos os documentos em mãos, é só se dirigir à escola a partir de 9 da manhã e informar que gostaria de “enroll in the school”.
Lembrando que o ano letivo nos Estados Unidos começa em agosto e que para entrar no Kindergarden (Jardim de Infância), a criança deve ter 5 anos de idade em 1º de Setembro, ou antes. Para entrar na primeira série, a criança deve ter 6 anos de idade em 1º de Setembro, ou antes, e completado o Jardim de Infância com sucesso.
O processo de como matricular as crianças na escola em Orlando parece complicado, mas é muito mais fácil do que imaginamos quando temos informação e orientação e é para isso que o Grupo Mães Amigas de Orlando está aqui, compartilhar informação e orientação, auxiliando as mamães recém-chegadas e as que já estão aqui há muito tempo também. Conte sempre conosco.
#vocenaoestasozinha
Idealizadora e fundadora do grupo Mães Amigas de Orlando, desenvolvedora de processos na Jeunesse Global, empresária, casada, mãe de 2 princesas, natural de Brasília, vive nos EUA há 6 anos. Apaixonada por Jesus e pela vida. Ama ajudar pessoas, estar com a família e viajar.