Como recuperar a sua barriga no pós parto
COMO RECUPERAR A SUA BARRIGA NO PÓS PARTO
(Por Sill Mariano)
Depois de ter seu bebê, mesmo se exercitando e se alimentando bem a sua barriga ainda não voltou a ser como antes?
Entenda o que pode estar acontecendo neste artigo.
Uma das grandes preocupações das mamães após o parto é recuperar o físico que tinham antes da gravidez.
Durante muito tempo costumávamos escutar: “Seu corpo nunca será mais o mesmo depois da gravidez”. De fato muitas mudanças acontecem nessa fase, mas você pode sim recuperar e até mesmo melhorar o seu físico após o parto. É preciso apenas entender o processo e seguir pelo caminho mais seguro e eficaz.
Sim, atividade física e uma dieta saudável e equilibrada são os principais fatores que vão te levar a esse resultado. Mas não é só isso. Muitas mulheres, mesmo tendo esses cuidados, não conseguem melhorar o aspecto da sua barriga.
Você sabe por que isso acontece?
Vou te contar agora.
Já ouviu falar sobre “Diástase”?
Ela pode ser a causa de você não conseguir melhorar o aspecto da sua barriga após o parto.
De uma maneira bem simples: Diástase é o afastamento da musculatura do reto abdominal que ocorre com o rompimento (ou não) da linha alba (tecido conjuntivo que liga as duas faixas musculares).
A DIÁSTASE É UM PROCESSO NATURAL da gestação, já que a região abdominal precisa se expandir para dar espaço para que o bebê possa crescer e se desenvolver.
Para algumas mulheres, a fáscia gradualmente contrai de volta ao normal alguns meses após o parto. ⠀
No entanto, em muitos casos, por conta da fraqueza muscular da região ou pela execução de exercícios inadequados, esse tecido permanece “esticado”, fazendo com que os músculos abdominais permaneçam separados. Essa condição é a DIÁSTASE! ⠀
Esteticamente, a diástase dos retos se apresenta como uma barriga saliente ou protuberante – uma “barriga flácida”. Muitas mulheres sentem que ainda parecem grávidas, mesmo anos depois de ter seu último filho.
A diástase não é apenas um problema estético. Os músculos abdominais, que normalmente trabalham juntos, podem enfraquecer significativamente quando são alongados, levando a problemas como dor lombar, distúrbios digestivos, hérnia, dentre outros. ⠀
Por isso, é muito importante que a mamãe, antes de voltar a se exercitar procure um profissional especializado para elaborar um programa de atividades físicas que ajude a fortalecer de maneira adequada a região abdominal (core) e combater a diástase.
Espero que esse artigo tenha te ajudado a entender melhor o por que você ainda está tendo dificuldades em recuperar a sua barriga e agora saiba qual é o caminho mais efetivo e seguro para alcançar o seu objetivo!
Até a próxima!
Idealizadora e fundadora do grupo Mães Amigas de Orlando, desenvolvedora de processos na Jeunesse Global, empresária, casada, mãe de 2 princesas, natural de Brasília, vive nos EUA há 6 anos. Apaixonada por Jesus e pela vida. Ama ajudar pessoas, estar com a família e viajar.