Ela foi presa vendendo comida em casa
Ela foi presa vendendo comida em casa
O acontecimento é antigo, mas o assunto é bem atual. Mãe solteira de seis filhos, Mariza Ruelas, fazia parte um grupo de comidas do Facebook. Há alguns anos ela e outros membros trocavam receitas, se reuniam para potlucks e às vezes trocavam ou vendiam seus pratos entre os membros.
Um dia Ruelas aceitou um pedido de um membro do grupo e preparou ceviche, sem saber que era um investigador disfarçado do condado de San Joaquin que, de acordo com documentos do tribunal, ele armou o pedido porque a maioria dos membros não tinha permissão (Licença) para vender comida.
“Alimentos preparados em uma instalação que não é inspecionada pelos órgãos competentes criam um risco para o público”, disse o procurador distrital do condado à FOX40 . Ruelas afirma que este não era um empreendimento comercial, apenas um hobby inofensivo entre pessoas com ideias semelhantes.
Este artigo NÃO é de forma alguma um julgamento para quem faz comida em casa sem licença e muito menos para colocar medo nas pessoas, pelo contrário, o intuito desse artigo é ajudar e orientar melhor quem trabalha no ramo de alimentação, para que você possa regularizar essa situação o mais rápido possível e trabalhar em paz.
O departamento de saúde da Flórida exige que todo mundo que comercializa comidas tenha licença para gerenciar alimentos. Este não é um processo simples, ele implica em várias coisas e uma delas é você ter uma cozinha exclusiva para manipular os alimentos que são vendidos. Ou seja, você não pode usar a mesma cozinha que você utiliza para fazer comidas pra sua família para preparar alimentos que serão vendidos. Você pode pesquisar mais no site do departamento de saúde da Flórida.
O bom é que existem algumas alternativas para isso. Uma delas são as chamadas “cozinhas compartilhadas.”
O que é cozinha compartilhada?
Também conhecido como uma incubadora de culinária, é uma incubadora de empresas dedicada ao início de carreira de buffets, bolos, doces e comidas caseiras. Cozinhas compartilhadas são encontradas principalmente nos países com níveis significativos de segurança alimentar, onde o investimento de capital para equipamentos de cozinha são altos para um novo negócio. Ideal para quem quer começar um negócio no ramo alimentício de maneira legal mas não tem verba suficiente para se adequar aos requisitos solicitados pelo Estado para tirar licença e certificação.
Porque preciso da cozinha compartilhada?
Se você quer começar um negócio de comida, você vai precisar de uma cozinha comercial. As leis locais exigem que todos os alimentos preparados para venda ao público devem ser preparados ou produzidos em uma cozinha comercial licenciada. Infelizmente, o custo de criação de uma cozinha comercial licenciada é um grande obstáculo para muitos empresários do ramo de alimentação. Esta é uma despesa que a maioria das pessoas não estão preparadas para desembolsar ou ainda não têm conhecimento suficiente para projetar uma cozinha que vai passar na inspeção.
É por isso que existem cozinhas preparadas para você tirar a sua licença, estas cozinhas podem ser encontradas no The Kitchen Door que abre as portas para o seu negócio. Estas cozinhas oferecem instalações profissionalmente equipadas e comercialmente licenciados, com multi-estações para cozinha profissional e panificação. Além disso, são flexíveis o suficiente para suportar muitos usos diferentes, tais como aulas de culinária, eventos privados e a produção de embalagem dos seus produtos.
Neste link tem uma lista https://www.thekitchendoor.com/kitchen-rental/florida/orlando/ de cozinhas compartilhadas que você pode entrar em contato e seguir os procedimentos abaixo:
- Agende uma visita para conhecer o espaço;
- Pegue todas as informações sobre criação da sua empresa, certificação, seguro e licença para fazer e vender alimentos através da cozinha;
- Compre o livro de estudo para a prova de certificação de segurança alimentar;
- Feche seu contrato de aluguel da cozinha com no mínimo 8 horas por mês;
- Faça a prova de segurança de certificação alimentar, registre sua empresa, contrate um seguro, agende a inspeção do espaço;
- Agora é trabalhar com segurança e tranquilidade!!!
Este artigo é recomendado para quem já mora nos Estados Unidos, comercializa alimentos e ainda não tem sua licença e para quem ainda vai vir e quer vender seus produtos alimentícios, montar um buffet e etc. Para aqueles que querem investir em um negócio que está crescendo muito nos últimos tempos, podem estudar e montar a sua própria cozinha compartilhada e alugar para quem precisa fazer a licença para gerenciar alimentos.
Se você se encaixa em alguns destes dos perfis acima aproveite. Se você conhece alguém que se encaixa, por favor envie este artigo para ela. Isso pode ajudar muito. Compartilhe esse artigo nos seus grupos de Whatsapp, grupo de Facebook e para os seus amigos e amigas que estão comercializando comida, sem saber que correm este risco.
(Veja também: O que pode acontecer com o seu filho se você não fizer este documento.)
Idealizadora e fundadora do grupo Mães Amigas de Orlando, desenvolvedora de processos na Jeunesse Global, empresária, casada, mãe de 2 princesas, natural de Brasília, vive nos EUA há 6 anos. Apaixonada por Jesus e pela vida. Ama ajudar pessoas, estar com a família e viajar.