Fazer faculdade nos Estados Unidos

Fazer faculdade nos Estados Unidos

Fazer faculdade nos Estados Unidos

Você já pensou em fazer faculdade nos Estados Unidos? Quando a gente fala em ter um diploma de uma faculdade americana parece algo meio distante e impossível né?
E se eu te disser que só parece? Eu sempre sonhei em fazer faculdade aqui. Me mudei para os Estados Unidos à 6 anos atrás, em 2 anos finalizei meu curso de inglês com visto de estudante e como a maioria das pessoas, achava que a faculdade seria um sonho impossível.

O primeiro obstáculo a vencer foi meu próprio pensamento limitador. Eram várias as desculpas: “É muito caro, não tenho tempo, já passei da idade, minha bebê ainda é muito novinha, trabalho o dia todo, e por aí vai….” Quando eu percebi que não importava o que eu fizesse o tempo ia passar do mesmo jeito. Em 2 ou 4 anos eu poderia estar formada ou eu poderia continuar na mesma posição. A diferença estaria no que eu fizesse no presente, então eu resolvi tomar uma decisão. Pronto meio caminha andado. Querer de verdade já é grande parte do processo, pois como diz o velho provérbio Árabe “Quem quer encontra um meio, quem não quer encontra uma desculpa.”

Bom, com a decisão tomada era hora de começar as pesquisas, tudo parece tão mais difícil em outro país né? O sistema de educação aqui é totalmente diferente, eu não entendia nada daquele negócio de começar com Associates in Arts ou Associates in Science pra só depois fazer o Bachelor, etc, etc. Essa história de que é absurdamente caro fazer uma faculdade nos Estados Unidos é “intriga da oposição” rsrsrs. Existem milhares de maneiras de conseguir bolsas, descontos e financiamentos para te ajudar a ter um ensino superior pagando muito barato ou quase nada e é essa notícia maravilhosa que quero compartilhar aqui você!!! Depois de muitas pesquisas eu entendi como funciona o processo e iniciei minha faculdade, então, resolvi fazer esse post para tentar simplificar um pouco (e na nossa língua) com o objetivo de facilitar o entendimento e principalmente te ENCORAJAR e ATIVAR em você a tomada de decisão que você precisa. Se esse é seu sonho, VOCÊ PODE CONQUISTAR!!

Mas como fazer faculdade nos Estados Unidos?

Então vamos lá, se você quer fazer faculdade nos Estados Unidos, o primeiro passo é decidir qual college você vai estudar. Existem faculdades de todo tipo, grandes, pequenas, online, faculdades estaduais e federais. Eu vou falar sobre um States College (pois é nesse que estou estudando e sei sobre o processo, mas são todos bem parecidos). Os States College tem a mensalidade bem mais acessível para residentes da Flórida. E é sobre esse processo que vou falar aqui nesse post. Eu apliquei para o Seminole State College, que fica bem perto da minha casa, para quem mora em Orlando processo semelhante seria feito no Vallencia College. O primeiro passo é ler todo o site e definir qual curso você gostaria de fazer, pois você já aplica especificamente para o curso desejado. O processo é bem simples feito pelo site mesmo, preenchendo as informações requisitadas. Você vai precisar:
1- Preencher a aplicação no site da faculdade
2- Comprovar residência a pelo menos 12 meses na Flórida com 2 documentos de identificação válidos. (Driver’s License e mortgage ou contrato de aluguel por exemplo).
3- Comprovar sua escolaridade anterior. Se você freqüentou a escola (ensino Médio ou faculdade) fora dos EUA, precisará ter suas transcrições oficiais traduzidas e avaliadas por uma empresa aprovada pelo NACES. Eu fiz a transcrição do meu diploma no Transcript Research. Pesquisei em quase todos indicados pelo NACES e esse foi o mais barato.

Diferente do Brasil, aqui você não entra na faculdade já fazendo um curso de Bacharel, você precisa ter completado os primeiros cursos de ensino superior que são os Associates. Os adolescentes podem se matricular na faculdade ainda durante a High School, durante o 10° ou 11° ano, dessa maneira, quando terminarem a High School terão também se formado no Associates e estarão aptos a já iniciar o Bachelor. Muitas das materias do Associates são aproveitadas para o Bachelor, no geral mais 2 ou 3 anos já se completa o degree de Bachelor, dessa maneira os alunos que optam por fazer o “dual enrollment” e fazer faculdade durante a high school economizam tempo e dinheiro ” quase 2 anos de faculdade”. (Minha filha está fazendo este e depois eu farei um outro post pra explicar mais sobre esse processo. Se você quiser saber sobre o Dual Enrollment comenta no campo de comentários para eu mandar para você) Continuando….

No caso de quem não se formou aqui será necessário ter o diploma transcrito e caso você tenha faculdade no Brasil será feita a validação de acordo com essa transcrição. Essa validação poderá ser equivalente a um diploma de Associates e dessa maneira você estaria apto a entrar direto no bachelor, precisando estudar apenas os créditos restantes para se formar. Caso não tenha feito nenhuma faculdade no Brasil, seu diploma do ensino médio será transcrito e você deverá fazer primeiro um curso de associates e só depois o Bachelor.

Entendendo o Associates Degree

O Associates Degree é o primeiro estágio do ensino superior, você precisa se formar em Associates primeiro para só depois fazer um Bachelor (Bacharel). É muito importante entender a diferença dos cursos de Associates. Existe o Associate in Arts (A.A Degree), que tem matérias em comum com a maioria dos cursos, o que te deixa apto a completar seu bachelor em qualquer área depois e tem o Associates in Science (A.S Degree) que é mais específico. Com um diploma de Associate in Sciences você estará preparado para o ingresso imediato no mercado de trabalho, pois ele é específico para a área que você estudou, por exemplo com um A.S in Business Administration ou um A.S in Nursing você se forma e já consegue emprego na área de administração ou como enfermeira. Os cursos de Associates tem duração em média de 2 a 3 anos, dependendo da sua disponibilidade para estudar. Bom, com tudo isso definido, com o curso definido, a aplicação feita na faculdade, vem o mais importante. Como pagar?

Como pagar pela faculdade?

Todas as faculdades oferecem uma equipe dedicada à ajuda no pagamento da faculdade, procure pelo Financial AID Office. Nessa parte do site você vai encontrar todas as maneiras de aplicar para bolsas de estudos, grants e empréstimos. O mais popular e a primeira aplicação que você deve fazer é FAFSA, que é um incentivo do governo federal para ensino superior. Esse incentivo pode ser em forma de “grant” que você não precisa pagar de volta, ou de “student loan” que você vai pagar com juros baixos 6 meses após se formar na faculdade, podendo pagar em até 10 anos. o FAFSA foi a primeira e única aplicação que fiz, pois o valor que recebi de grant, graças a DEUS, já cobriu o valor da faculdade e eu não precisei aplicar pra nenhuma outra opção, mas você pode aplicar para diversar opções se for necessário. Isso quer dizer que você pode sim, se formar nos Estados Unidos sem gastar rios de dinheiro como dizem por aí, ou até mesmo gastando NADA. A aplicação é feita por ano, que vale para 2 termos. Então, sendo aprovada, você já recebe o dinheiro para estudar por 2 termos. O valor a ser recebido é definido pela faculdade, mas geralmente paga a mensalidade, os livros e ainda sobra um pouco, esse valor que sobra a faculdade deposita na sua conta para outras despesas relativas á faculdade, por exemplo, transporte, alimentação, etc. Para ser elegível para o FAFSA é necessário ser cidadão ou ter o green card.

Para fazer a aplicação é só clicar nesse link FAFSA, preencher as informações, cruzar os dedos e aguardar a resposta. A resposta vai direto para a faculdade que vai determinar o valor que você receberá.

E o inglês na faculdade?

Depois que você fizer todo o processo que expliquei acima, aplicação para a faculdade, diploma transcrito e financiamento ok, você vai precisar fazer alguns teste de alinhamento na faculdade para testar seu nível de inglês e de matemática. Esses testes são marcados por eles pra saber em qual aula eles vão te colocar. Dependendo do nível de inglês você já entra direto no English 1 que já é matéria de faculdade e já elimina créditos do seu curso. Se seu nível de inglês não for suficiente, será preciso fazer aulas de inglês que não dão créditos para faculdade. A mesma coisa para matemática, dependendo do nível, você precisará fazer matemática mais básica, que não dá créditos pra faculdade e acaba fazendo você perder tempo. Por isso eu sugiro estudar antes das provas.

No site do Seminole State College, tem simulados para as provas, eu pude estudar por lá e fez toda a diferença. Depois de 18 anos fora da sala de aula, se eu não tivesse revisado o conteúdo com certeza eu teria precisado fazer matemática básica. Não é nenhum bicho de sete cabeças, ambas as provas são relativamente simples, com algumas horinhas de estudo antes das provas você conseguirá passar e ir direto para as matérias a nível de faculdade.

Bom gente, é isso, espero ter ajudado a dismitificar um pouquinho das “dificuldades” de se fazer faculdade nos Estados Unidos, espero ter ajudado a tirar algumas dúvidas e o principal, espero ter te encorajado e incentivado a seguir o seu sonho! Se você gostou e acha que este conteúdo pode ajudar alguém, compartilhe em suas redes sociais e em seus grupos de whats.

Se tiver alguma dúvida que não tirei no post, não deixe de escrever um comentário, ficarei muito feliz em poder ajudar!!!

Se você tem dúvidas sobre como matricular seus filhos na escola, falamos sobre isso aqui!

 

Como matricular as crianças na escola em Orlando

 

 

 

2 thoughts on “Fazer faculdade nos Estados Unidos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *