Estratégia para investir na Bolsa de Valores
Estratégia para investir na Bolsa de Valores
Hoje eu estarei compartilhando a minha estratégia para investir na bolsa de valores. Minha estratégia para investir é 100% focada em adquirir uma renda passiva. Uma renda mensal vinda através dos proventos (dividendos) pagos pelas empresas. Investir em empresas que pagam bons dividendos é uma estratégia adotada pelos maiores investidores ao redor do mundo. Como por exemplo, o brasileiro Luiz Barsi, filho de imigrante que trabalhou como engraxate e hoje é conhecido como o “rei da bolsa” e o americano Warren Buffett, que recebeu mais de 4 bilhões de dólares de dividendos em 2020. Você já imaginou o que é receber 4 BILHÕES de dólares por ano em dividendos?
Além de oferecer uma maior segurança ao investidor na comparação com outros tipos de carteira de ações e outras estratégias, o portfólio focado em dividendos permite a acumulação de patrimônio ao longo do tempo graças ao processo de aportes mensais ou semanais e recompra de ações utilizando os próprios dividendos recebidos.
Este artigo tinha que ter sido o primeiro artigo da nossa série sobre bolsa de valores, que foi iniciada com o artigo O que é ETF? Mas não tem problema, o importante é a gente ter o máximo de informação possível sobre investimentos em ações.
Para obter um melhor aproveitamento com ações, é preciso ter uma estratégia e este artigo tem como objetivo, mostrar a estratégia para investir que eu uso em empresas que pagam dividendos e explicar os benefícios de montar uma carteira com foco na distribuição de proventos (dividendos). Acompanhe!
A estratégia para investir em empresas pagadoras de dividendos
Para entender a estratégia de dividendos em uma carteira de ações é preciso compreender o que é o dividendo. Os dividendos, que também são chamados de proventos, representam parte dos lucros das empresas, que são distribuídos aos acionistas. A maioria das empresas na bolsa de valores distribuem dividendo entre os acionistas. Uma parte do lucro que uma empresa tem no ano, ela divide entre os donos de ações e cada uma ganha de acordo com a quantidade de ações que tem da empresa.
No Brasil, é comum que as companhias de capital aberto distribuam, no mínimo, 25% dos lucros aos seus acionistas. Como não tem uma regra para distribuição de dividendos no Brasil, algumas empresas costumam dividir uma parcela maior dos lucros com os investidores. O numero das porcentagens devem sempre estar previstas no estatuto social da companhia, enquanto a outra parcela dos rendimentos obtidos em um determinado período é utilizada para reinvestimentos na própria companhia.
Neste cenário, o foco da estratégia de dividendos consiste em buscar empresas boas, rentáveis e solidas, que possuem o maior índice de pagamento de dividendos frente ao preço da ação. Esta relação de retorno de dividendos, que mostra o quanto do valor pago em dividendos corresponde ao preço da ação, é denominada dividend yield.
Quanto maior o dividend yield de uma empresa, mais atraente ela se torna frente às outras companhias. Representando a melhor escolha para mim que tenho como objetivo montar uma carteira de ações focada em dividendos. Depois que escolho as ações consideradas sólidas e boas pagadoras de dividendos, eu utilizo os proventos recebidos ao longo do tempo para adquirir as mesmas ações ou novas ações para incrementar meu portfólio.
As “BEST’s” pagadoras de dividendos
Como você já sabe, algumas empresas pagam mais dividendos em relação ao lucro obtido que outras. Normalmente, companhias mais estáveis e consolidadas, que não necessitam mais de grandes investimentos, como é o caso das empresas do setor elétrico, as companhias de telecomunicações ou as empresas de saneamento básico, são exemplos que costumam pagar bons dividendos. Outras boas pagadoras de dividendos são bancos e seguros. Tem uma frase que eu gosto muito é a seguinte: “Melhor que ser cliente de um banco, é ser dono dele.” Sendo assim, quando você compra uma ação do banco, você vira dono dele. Para que você nunca mais esqueça essa sequencia de setores com empresas boas pagadoras de dividendos, basta memorizar o acrônimo BEST.
Bancos
Energia
Saneamento/seguros
Telecom
Isso não significa, no entanto, que estas empresas são melhores, em termos de fundamentos, que outras companhias do mercado. O que ocorre é que existem empresas que estão em um cenário de intensa inovação e maior competição, que precisam reter uma parcela maior dos lucros obtidos para realizar investimentos que lhe permitam continuar crescendo e aumentando sua participação no mercado, como é o caso da Apple, Amazon e Tesla. Que não distribuem os dividendos entre os acionistas, mas usam todo os seus lucros anuais para reinvestir na própria empresa, ficando ainda mais valiosas.
Se o objetivo do investidor portanto, é escolher as melhores pagadoras de dividendos, empresas com maior estabilidade e menor nível de reinvestimentos podem figurar como boas opções para composição da carteira de ações com foco em proventos.
Segundo a Levante Ideias de Investimento, estas foram as TOP 7 Ações pagadoras de dividendos no ano de 2020:
De acordo com a XP Investimentos, estas serão as 5 ações boas pagadoras de dividendos para 2021:
Uma proteção da minha carteira
Uma carteira de ações fundamentada no recebimento de dividendos tende também a ser mais defensiva na comparação com uma carteira de ações fundamentalista tradicional. Isso porque, como estas empresas mais consolidadas pagam um percentual de dividendo sempre maior que as demais companhias, acabam gerando caixa para o investidor, consequentemente, ficando de fora do compra e vende do mercado. Já as empresas que não pagam dividendos, acabam sempre se expondo mais ao risco de mercado e à volatilidade nos preços de suas ações.
Uma carteira de boas ações pagadoras de dividendos tende a oscilar menos do que o índice Ibovespa e quando ocorre queda acentuada no mercado de ações, as empresas que pagam mais dividendos aos seus acionistas costumam cair menos. Em momentos de alta acelerada no mercado de ações empresas boas pagadoras de dividendos tendem a subir menos.
Eu não vendo ação boa pagadora de dividendos
Quando você encontra uma empresa sólida, consistente, dando lucros e pagando os seus dividendos crescente, você precisa ficar com ela e ir comprando mais todos os meses. Você praticamente casa com a empresa. Isso mesmo! É um casamento, e quando você vende uma ação, automaticamente você deixa de receber os dividendos. Vou te dar um exemplo: Imagina que a ação boa pagadora de dividendos seja uma vaca leiteira. Todos os meses essa vaca te dá leite (dividendos), se um dia você matar a vaca para fazer um churrasco, você vai ter a carne para o churrasco, porém não terá mais leite. A estratégia para dividendos é aumentar as vaquinhas com aportes mensais e ir reinvestindo os dividendos, para que você tenha cada vez mais leite todos os meses.
Os aportes mensais/semanais farão diferença
Como a minha estratégia para investir é focada em ter uma liberdade financeira e uma renda passiva eu preciso fazer aportes todos os meses para aumentar a minha quantidade de ações e consequentemente aumentar os meus ganhos com dividendos. Lembra das vaquinhas?? A quantidade que você você aporta hoje vai definir em quanto tempo você vai chegar na sua liberdade financeira.
Dica: Vá começando aos poucos, mas comece. Não fique esperando ter uma bolada na conta para começar a investir. Você pode iniciar os seus investimento com 50 reais/dólares. Crie metas de dividendos que você quer receber por ano, começe por 100 reais/dólares por ano, depois busque os 1.000 reais/dólares e depois busque o 10.000 reais/dólares por ano e assim por diante. O melhor momento para entrar na bolsa é qualquer dia, mesmo que seja com 50.00 reais/dólares.
Não tem um momento exato. Claro que, quando o mercado estão em baixa é um bom momento, mas não podemos ficar vendo o tempo passar e esperar ter outra queda como teve no dia 18 de março de 2020. Quando o mercado cai é a hora que eu compra mais ainda. Aprendi uma coisa neste mercado: “Você ganha dinheiro na compra de uma ação e não na venda.” Com a estratégia para investir em dividendos, eu aproveito as baixas do mercado para comprar as boas pagadoras de dividendo com valores mais baixo. Sendo assim, eu compra o maior numero de ações possível, aproveitando os descontos e aumentando o meu patrimônio. É o famoso compra mais por menos!
Eu invisto no Brasil e aqui nos Estados Unidos, no Brasil o meu aporte é mensal, aqui nos Estados Unidos os meus aportes são semanais e automáticos, eu escolho as ações, agendo o depósito semanal e o próprio sistema investe pra mim. A plataforma reinveste também os meus dividendos.
A bola de neve do dinheiro infinito
Quanto mais dinheiro você tem mais dinheiro você faz, não é mesmo? Isso funciona muito bem na bolsa de valores. Principalmente se tratando de dividendos. Como eu faço para ter dinheiro infinito com ações boas pagadoras de dividendos? Basta você fazer aportes constantes em uma mesma ação, até que os dividendos dela compre uma outra ação automaticamente. O melhor, é que para isso você não precisa ser um expert em bolsa de valores e nem um mestre em matemática. Vamos para um exemplo: Eu tenho uma ação que me paga $0,10 centavos de dividendo por cada ação. Esta ação custa $12 dolares e eu iniciei com 120 ações. Logo, todos os meses eu recebo de dividendos $12 dólares, o valor suficiente para comprar mais uma ação da mesma. Se a gente colocar isso em um ano, eu terei mais de 12 ações da empresa, compradas apenas com os dividendos que eu recebi dela. Sem eu ter que colocar nenhum dinheiro a mais. Imagina ainda fazer aportes todos os meses nesta mesma empresa junto com os dividendos!? Viu como funciona a bola de neve do dinheiro infinito na bolsa? Essa é uma das maneiras que as pessoas ficam bilionárias na bolsa de valores.
Por que compor um portfólio com foco em dividendos?
Compor uma carteira de ações focada em dividendos oferece uma série de vantagens ao investidor. Para quem está na fase de acumulação, recomprar cada vez mais ações utilizando os pagamentos dos dividendos, somados aos aportes mensais ou semestrais, permite expandir com maior rapidez a carteira de ações e acumular mais patrimônio ao longo dos anos.
Eu optei por esta estratégia para investir, para construir uma carteira com objetivo previdenciário, isto é, tendo como meta aumentar a quantidade de ações ao longo do tempo para receber mais dividendos, até que a carteira gere rendimentos que possam ser suficientes para custear minhas despesas mensais e consequentemente minha aposentadoria.
Atingir este patamar é perfeitamente possível, mas requer comprometimento, planejamento, foco e, principalmente, disciplina. Mantendo seus aportes regulares e utilizando os dividendos para ampliar sua carteira de ações você consegue construir um sólido portfólio fundamentado no pagamento de proventos e, eventualmente, viver destes rendimentos em um determinado momento da sua vida.
Esse é o nosso objetivo aqui em casa e o seu?
Idealizadora e fundadora do grupo Mães Amigas de Orlando, desenvolvedora de processos na Jeunesse Global, empresária, casada, mãe de 2 princesas, natural de Brasília, vive nos EUA há 6 anos. Apaixonada por Jesus e pela vida. Ama ajudar pessoas, estar com a família e viajar.