Você sabe o que é o 401k? O mais popular plano de previdência americano

Você sabe o que é o 401k? O mais popular plano de previdência americano

Você sabe o que é o 401k? O mais popular plano de previdência americano

O 401k foi criado em 1978, tornou-se um dos mais populares planos de previdência dos Estados Unidos e muitos trabalhadores dependem do dinheiro que investiram nesse plano para aproveitar os sua aposentadoria. No entanto, você sabe o que é o 401k e como ele funciona?

O 401k é um fundo que permite que o trabalhador deposite uma parte de seu salário para um investimento de longo prazo. Esse plano apresenta vários benefícios, como incentivos fiscais, limites altos de contribuição em valores e idade, flexibilidade, entre outros.

Neste artigo, você saberá como o 401k funciona e os principais benefícios. Confira a seguir!

 

O que é o plano de aposentadoria 401k?

O plano 401k foi criado pelo congresso norte-americano em 1978 com o objetivo de incentivar as pessoas a salvar dinheiro para a aposentadoria. Nessa época, a Lei de Reforma Tributária foi aprovada e autorizou a criação de um plano previdenciário com menos impostos para funcionários de empresas privadas.

O plano foi chamado de 401k em virtude do número de seção (401) e parágrafo (k) no Código de Receita Interna (Internal Revenue Code).

Quem é beneficiário do plano 401k pode retirar o valor total a qualquer momento. Porém, se o colaborador usar o dinheiro antes dos 59 anos de idade, terá que pagar uma multa de 10% à Receita Federal. Entretanto, se a pessoa tiver uma exceção qualificada (qualifying exception), não precisará pagar multa. Essa exceção geralmente é concedida para quem precisa pagar despesas médicas não reembolsáveis, por exemplo.

O beneficiário também pode controlar como o dinheiro é investido. A maioria dos planos oferece fundos mútuos compostos por ações, títulos e investimentos no mercado monetário. Negociar papéis na bolsa de Nova York, por exemplo, é uma alternativa válida e até recomendada.

 

Como funciona o 401k?

O 401k é um plano de aposentadoria que permite que um colaborador utilize parte de seu salário para investimentos de longo prazo. Esse plano é chamado de qualificado porque é elegível para benefícios fiscais especiais sob as diretrizes do Departamento de Defesa Federal norte-americano (IRS).

Os planos qualificados apresentam duas versões: contribuição definida ou benefício definido. O 401k é um plano de contribuição definida, ou seja, o saldo disponível é determinado pelas contribuições feitas ao plano e pelo desempenho dos investimentos.

A empresa contratante pode cobrir uma parte dessa contribuição, mas isso não é obrigatório. Tem empresas que contribui o mesmo valor que o colaborador deposita, mas tem empresas que pagam 50% do valor depositado, posso citar a Amazon como exemplo. Os ganhos do plano tradicional 401k não são tributados até que o colaborador retire todo o dinheiro, geralmente após a aposentadoria.

É possível depositar até 15% do salário na conta mensalmente, mas essa quantia pode ser limitada pela empresa. O IRS também estipula um limite para esses fundos — não é possível ultrapassar a quantia de 18.500 dólares por ano.

Em resumo, o 401k consiste em aplicar o dinheiro que deveria ser retido na fonte para pagar o Imposto de Renda. Assim, em vez de pagar imposto, o valor é redirecionado para um investimento de longo prazo, que não sofre nenhuma taxa até sua retirada.

 

Quais são os benefícios do 401k?

O plano 401k oferece diversos benefícios para empresas e colaboradores. Veja a seguir quais são as principais vantagens:

Benefícios do plano 401k para empresas

  • Créditos tributários e outros incentivos para iniciar um plano podem diminuir custos;
  • Um bom plano de previdência pode atrair e motivar colaboradores;
  • Os ativos do plano são isentos de tributos;
  • Estão disponíveis várias opções de planos flexíveis;
  • As contribuições da empresa são deduzidas dos impostos.

Benefícios do plano 401k para colaboradores

  • Mais segurança financeira na aposentadoria;
  • É fácil fazer contribuições por meio de deduções na folha de pagamento;
  • As contribuições dos colaboradores podem reduzir o lucro tributável atual;
  • Contribuições e ganhos de investimento não são tributados até serem distribuídos;
  • Receber juros compostos ao longo do tempo permite que pequenas contribuições regulares aumentem a soma que será retirada na aposentadoria;
  • Ativos de aposentadoria podem ser transferidos de uma empresa para outra.

 

Como é visto o 401k nas empresas americanas?

Os benefícios corporativos têm ganhado muita atenção nos últimos anos para os trabalhadores americanos. Tanto é que um levantamento da Glassdoor mostrou que 57% dos profissionais americanos vêem como um fator decisivo o pacote de benefícios de uma empresa ao considerar um processo seletivo. O 401k está entre os benefícios corporativos mais desejados pelos americanos.

Dados de uma pesquisa da Society of Human Resource Management (SHRM) mostram que 71% dos profissionais americanos valorizam empresas que possuem esse tipo de incentivo. Ele fica atrás apenas de planos de saúde (95%). Mas está muito a frente de auxílio educação (17%), benefícios de bem-estar (11%) e flexibilidade de horários (29%).

 

Você sabe o que é o 401k? O mais popular plano de previdência americano

 

Por isso, cerca de 65% das empresas privadas americanas oferecem um plano de 401k para seus colaboradores – sejam eles com ou sem contribuições adicionais.

Eu particularmente amo empresas que oferencem 401k, gosto mais ainda quando estas empresas contribuem com o mesmo valor que você.

Agora que você já sabe o que é e como funciona o 401k, ficou sabendo os benefócios e as regras do fundos previdenciário americano para empresas e para os trabalhadores. O que você acha de saber investir na bolsa de valore no longo prazo? Essa é a modalidade mais usada pelos milhonários da bolsa de valores.

 

 

8 hábitos ruins que destroem as suas finanças

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *