9 dicas pós pandemia para ter uma gravidez saudável
9 dicas pós pandemia para ter uma gravidez saudável
(Por Sill Mariano)
“Toda mãe quer o melhor para o seu filho”.
A frase pode até ser clichê mas é uma grande VERDADE. É muito raro encontrar uma mãe que não faça o possível (e às vezes até o impossível) para garantir a saúde, o bem estar e felicidade de um filho. E isso geralmente começa no momento em que a mulher descobre que está grávida.
A descoberta da gravidez (ou a fase de preparação para uma gravidez), nos faz ficar mais atentas à nossa própria saúde, hábitos e buscar cada vez mais informações para que possamos oferecer o melhor para o bebê que está chegando.
Se você está pensando em engravidar em breve, ou se está gravida, é muito provável que já conheça os princípios básicos para ter uma gravidez saudável: não beber, não fumar e descansar o suficiente são apenas algumas das recomendações.
Você já deve saber que o melhor para o seu bebê é o que é melhor para VOCÊ.
Então, pensando em ter uma GRAVIDEZ SAUDÁVEL, preparei 9 DICAS para cuidar da sua saúde e do seu bebê durante a gestação. Confira abaixo!
- EXERCITE-SE
Você já deve conhecer os benefícios do exercício físico para a sua saúde, para manter o tônus muscular, evitar e aliviar dores musculares e articulares.
Mas você sabia que praticar exercícios físicos durante a gravidez pode diminuir as chances de um parto prematuro?? Sabia que pode também diminuir as chances da mamãe de desenvolver uma depressão pós parto??
E além disso estudos recentes comprovaram que praticar exercícios físicos durante a gravidez tem efeitos no desenvolvimento motor do bebê!! Incrível, não é mesmo?
- EVITE O GANHO EXCESSIVO DE PESO
Não existe uma regra ou número mágico em relação a quantos quilos uma mulher deve aumentar durante a gestação. Isso é individual e depende de diversos fatores. Um deles (e o mais utilizado pelos médicos) é o índice de massa corporal (IMC) antes de engravidar.
É importante controlar o ganho excessivo de peso não apenas por questões estéticas mas principalmente pensando na saúde da mãe e do bebê.
O ganho excessivo de peso, deixa as grávidas mais propensas a problemas como: varizes, distúrbios do sono, incontinência urinária, dor nas articulações, dificuldades de digestão, hemorroidas e azia. O peso a mais também exerce uma pressão suplementar no organismo, dificultando a circulação sanguínea e linfática o que agrava sintomas como o inchaço, retenção de líquidos, dor nas costas e nas pernas, entre outros.
Além disso, o ganho excessivo de peso durante a gestação também está associado ao aumento do risco de um parto prematuro.
- EVITE NÃO GANHAR PESO SUFICIENTE
Assim como o excesso de peso, não ganhar peso suficiente e uma alimentação pobre em nutrientes também pode colocar a saúde da mãe e do o bebê em risco. A maior preocupação nesse caso é do bebê nascer com baixo peso, que é uma das principais causas de problemas de desenvolvimento.
- BEBA ÁGUA
Já sabemos o quanto é importante beber água, mas nunca é demais relembrar, afinal nosso corpo é composto em grande parte por água. Portanto, quanto mais água beber melhor se vai sentir.
Curiosamente, beber muita água ajuda a prevenir a retenção de líquidos e o inchaço, melhora o funcionamento do intestino e mantém o seu cérebro, a pele e todos os órgãos devidamente hidratados, assim como facilita as trocas de nutrientes com o seu bebê.
- BEBER E FUMAR
No inicio do artigo, já falamos sobre os cuidados básicos e NÃO fumar ou beber estão no topo da lista.
Aqui estão os motivos pelos quais essas praticas estão proibidas durante a gestação: aumentam o risco de aborto, complicações na gravidez; parto prematuro; baixo peso ao nascer;
síndrome da morte súbita do bebê e problemas de saúde a longo prazo em seu filho.
- CUIDE DO SEU CORPO, MAS TAMBÉM CUIDE DA SUA MENTE
Durante a gestação o nosso físico passa por diversas mudanças, e sabendo disso, ficamos atentas para cuidar ainda melhor do nosso corpo, mas é importante lembrar que durante a gestação podem ocorrer alterações de humor (muitas vezes decorrentes de ação hormonal), aumento da ansiedade e do estresse por conta de todas as mudanças e da nova fase de vida que está se iniciando.
Por isso, se sentir necessidade, procure uma terapeuta ou psicóloga para te ajudar a passar por essa fase com mais tranquilidade. Yoga e meditação também são excelentes alternativas.
- CUIDE BEM DO SEU ASSOALHO PÉLVICO E MÚSCULOS DO CORE
Esses dois grandes grupos musculares sustentam grande parte da sobrecarga gerada pelo aumento do peso na região abdominal por conta da gestação. Manter esses músculos fortes e saudáveis durante a gestação vai te ajudar a ter menos desconfortos durante a gravidez, evitar a tão temida diástase patológica e a “recuperar” mais rapidamente o seu físico após a gestação.
- INFORME-SE
Informação é poder e tranquilidade. Se você chegou até aqui nessa leitura, é sinal de que você já esta fazendo isso e está de parabéns! Estar informada vai te permitir saber melhor como conduzir as situações e tomar melhores decisões em relação à sua saúde e a do seu bebê.
- PEÇA OU ACEITE AJUDA
Você NÃO PRECISA dar conta de TUDO a todo o momento.
Lembre-se que você está gerando uma vida, seu corpo está “trabalhando duro” nessa função tão especial. Continue fazendo o seu melhor, mas quando precisar, permita-se também ser cuidada. Respeite os seus limites e, a todo o momento, escute o seu corpo e atenda as suas necessidades.
Idealizadora e fundadora do grupo Mães Amigas de Orlando, desenvolvedora de processos na Jeunesse Global, empresária, casada, mãe de 2 princesas, natural de Brasília, vive nos EUA há 6 anos. Apaixonada por Jesus e pela vida. Ama ajudar pessoas, estar com a família e viajar.